Tenho dores na face por causa do bruxismo. O que posso fazer?
Pacientes que possuem bruxismo com alta intensidade e/ou com longa duração acabam por apresentar dores na face, pescoço, ombro, cabeça ou “atrás dos olhos”. Estas dores são provenientes de área musculares que, de tanto ficarem contraídas, perderam sua vascularização sanguínea e por isto desencadeiam mecanismos nociceptivos (dor).
Para muitas destas pessoas, a solução destas dores passa apenas pelas mãos do cirurgião dentista, e não por elas mesmas. Estamos habituados, na medicina moderna, a querer que tudo seja tratado com medicamentos, de forma rápida, irreversível e indolor.
Mas muitas vezes não é assim que acontece. No caso de dores na face causadas por excesso de função muscular (caso do bruxismo), o paciente é mais importante no tratamento do que o próprio profissional. Isto ocorre pois, nestes casos, não é um medicamento o tratamento de primeira eleição. São terapias que o paciente vai fazer em si mesmo, ou atitudes que ele vai deixar de ter, que eram as causadoras do bruxismo.
Por parte do paciente, podemos destacar:
auto massagens
alongamento dos músculos mastigatórios, do pescoço ou dos ombros
aplicação de calor e/ou frio nos mesmos músculos
e, principalmente, parar de repetir hábitos aparentemente inocentes, mas que são os causadores destas dores (apertar os dentes, ranger os dentes, apoiar o queixo na mão, roer unhas ou canetas, etc).
Logicamente o profissional também atua para melhorar esta situação. Ele pode realizar:
aplicação de calor e/ou frio de forma e tempo controlado (mais eficaz que o caseiro)
massagem e alongamento profissional
aplicação da técnica chamada Agulhamento Seco
confecção de placas para proteção dentária dos danos do bruxismo
identificação e remoção das causas das dores faciais
introdução de medicamentos para controle da dor (em último caso)
Desta maneira vemos que o profissional tem muito a ajudar pacientes com dores na face, mas é absolutamente importante que os pacientes que possuem dores faciais compreendam que o controle de seus hábitos é que trará o melhor resultado para a sua situação.
Logicamente é necessário que seja um profissional preparado para lidar com a dor facial a oferecer este tipo de tratamento. Muitos pacientes ainda desconhecem a especialidade de DTM (Disfunção Têmporo Mandibular) e acabam por procurar profissionais de outras áreas que podem, por não conhecer a fundo o problema, oferecer tratamentos não adequados ao caso.
Caso tenha interesse em conhecer mais sobre processo de dores na face, clique aqui.